sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Maurren dá inédito ouro feminino ao Brasil no atletismo


A brasileira Maurren Higa Maggi conquistou uma medalha de ouro histórica em Pequim nesta sexta-feira ao vencer a prova feminina do salto em distância e se tornar a primeira mulher do Brasil a alcançar o título de campeã olímpica no atletismo.

Logo em sua primeira tentativa de um total de seis saltos, Maurren alcançou a distância de 7,04 metros. Por um centímetro, a marca foi a melhor registrada entre as 12 finalistas da prova e garantiu o ouro para a brasileira.

A medalha de prata foi para a russa Tatiana Lebedeva, que saltou 7,03 metros, e o bronze ficou com a nigeriana Blessing Okagbare, com um salto de 6,91 metros.

O salto de Maurren arrancou aplausos e admiração do público presente no Estádio Nacional de Pequim (o Ninho de Pássaro).

A marca que valeu a vitória foi a melhor alcançada por Maurren em 2008 e a segunda melhor em todas as provas femininas de salto em distância realizadas neste ano.

Em Pequim, a brasileira foi favorecida pelo desempenho ruim de sua principal adversária, a portuguesa Naide Gomes, que não conseguiu se classificar para a prova final depois de chegar apenas à marca de 6,29 metros na fase classificatória.

Suspensão

O ouro de Maurren é também a primeira medalha de ouro de uma mulher para o Brasil em uma prova individual. Além dela, as únicas campeãs olímpicas brasileiras são Jacqueline Silva e Sandra Pires, que venceram juntas o torneio de vôlei de praia feminino em Atlanta-1996.

Nascida em São Carlos, no interior de São Paulo, Maurren é treinada por Nélio Moura. O brasileiro também é o treinador do panamenho Irving Saladinho, medalha de ouro em Pequim na prova masculina do salto em distância.

Em 2003, Maurren Maggi foi suspensa por dois anos pelo uso de substância proibida. Na ocasião, a brasileira afirmou ter usado um creme cicatrizante após uma sessão de depilação, sem saber que o produto tinha a substância proibida em sua fórmula.

Por conta da suspensão, Maurren ficou fora dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Quatro anos antes, em Sydney, havia ficado apenas em 25º lugar na prova do salto em distância.

A melhor marca alcançada pela brasileira foi um salto de 7,26 metros, em 1999. No ano passado, Maurren foi campeã pan-americana, no Rio, e ficou em quinto lugar no Mundial de Osaka.

Fonte: BBC Brasil.com

___________________________________________________________________

COMPARE PREÇOS: Camera Digital, Notebooks, Livros, Micro system/Mini system

___________________________________________________________________


Nenhum comentário: