segunda-feira, 25 de agosto de 2008

COB defende mais investimento para melhores resultados


Mylena Fiori - Enviada especial da Agência Brasil a Pequim

Um melhor desempenho do Brasil nas próximos Jogos Olímpicos dependerá de mais recursos para o preparo dos atletas. A conclusão é do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. “Essa é uma equação óbvia e muito clara”, afirmou em balanço da atuação brasileira em Pequim.

Como exemplo, citou o caso do voleibol brasileiro, que só cresceu com investimentos maiores e contínuos. “Nosso objetivo é buscar mais recursos, principalmente na iniciativa privada, com patrocínios”, revelou. Mas frisou: “a gente só conquista recursos de patrocínio através de resultados. Ídolos que vão surgir vão atrair outros que vão investir”.

Entre 2005 e 2008, o COB investiu R$ 160 milhões na preparação para os Jogos de Pequim, contra R$ 90 milhões para Atenas. O montante inclui a contratação de técnicos estrangeiros, o maior intercâmbio de atletas e os gastos com os Jogos Pan-Americanos, cuja delegação contou com mil integrantes, em 47 modalidades. Parte do total foi repassado pela Lei Piva diretamente às confederações esportivas, inclusive para investimento em categorias inferiores, visando os Jogos de 2012 e 2016.

Nuzman reconhece também a necessidade de correções de rumo, o que deve ser feito após avaliação do desempenho de Pequim pelo COB, com as confederações. Entre as inovações defendidas pelo presidente do COB está a contratação de psicólogos para os atletas. “A questão do psicólogo é um elemento importante, da mesma forma que tem o preparador físico, que tem o nutricionista, que tem médico, que tem o fisioterapeuta”, afirmou. Mas revelou que a proposta sofre resistência dos treinadores. “Você sempre esbarra no treinador. O treinador acha que ele é o psicólogo”, disse Nuzman.

Fonte: China2008
____________________________________________________________________
COMPARE PREÇOS: Camera Digital, Notebooks, Livros, Micro system/Mini system
____________________________________________________________________

Nenhum comentário: