segunda-feira, 5 de abril de 2010

Weta Gigante - O maior inseto do planeta

Weta, é um enorme inseto natural da Nova Zelândia, aparenta ser uma espécie de “grilo gigante”. São classificados no gênero Deinacrida Anostostomatidae, que é uma palavra grega para gafanhoto.
São insetos pesados, com um corpo de até 10 centímetros de comprimento, contando com suas pernas e antenas, e pesam cerca de 20 a 30 g. O nome vem da palavra da língua Maori ‘wētā’.


Na Nova Zelândia existem aproximadamente 70 espécies endêmicas deste inseto. Algumas destas espécies são incluídas entre os maiores e mais insetos pesados do mundo.
A fêmea possui um aguilhão, mas é realmente um ovipositor que permite a ela colocar os ovos dentro de madeira em apodrecimento.
A maior espécie do weta é o Little Barrier Island, também conhecido como wetapunga. Os wetas gigantes tendem a ser menos sociais e menos agressivos do que os outros.






Veja mais detalhes no Cafeterra.info

6 comentários:

Principe Encantado disse...

Bem esótico, nunca havia visto.
Abraços forte

luasepentagrama disse...

Na verdade o maior inseto do planeta é um besouro da Amazônia...

Nome científico: Titanus gigantus

Não só é o maior besouro como também é o maior inseto do mundo. Além ser o maior inseto em peso, também é o maior invertebrado voador. Vive na Floresta Amazônica, se alimenta de material orgânico em decomposição na floresta. Pode chegar até a 22 centímetros de comprimento, é maior do que a mão de um homem adulto, e pesar cerca de 70 gramas.

Poton disse...

Cara,

Dá p fazer até uma panelada com esse bicho... será que presta??? rsssss
Valeu gente gostei mto!!!

Carlos disse...

Lembra aqueles insetos do King Kong

Talita Morena Roots disse...

Se fosse na China, seria um churrascão!
=)

Anônimo disse...

Isso sim é um grilo!