terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Sabe porque o carnaval não tem data fixa?

Imagem google


O carnaval é considerado o maior espetáculo da Terra. Em particular, o desfile das escolas de samba nas grandes capitais como Rio de Janeiro e São Paulo atraem a presença de milhares de pessoas e de milhões de espectadores pela TV, em um show de cores e sons, música e harmonia, movimentos cadenciadas por ritmos que exaltam uma parte da alma do brasileiro. Enfim, o carnaval é uma festa de alegria.

Essa festa tão grandiosa não tem data fixa. A cada ano ela ocorre em dias diferentes. Algumas vezes em fevereiro, outras em março. Neste ano, a terça-feira de carnaval é no dia 24 de fevereiro. Por que será que isso acontece? O rei momo gosta de mudar seu período de trabalho?

A mudança de data ocorre porque a terça-feira de carnaval cai 47 dias antes do domingo da Páscoa, que tem a sua data determinada em função de uma combinação de dois eventos astronômicos: as fases da Lua e as estações do ano.

Um decreto do papa Gregório 13 de 24 de fevereiro de 1582, seguindo a uma decisão tomada no concílio de Nicéia no ano de 325, determinou que a páscoa deveria ocorrer no primeiro domingo após a Lua cheia que ocorre a partir de 21 março, ou seja, no início da primavera do hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Na realidade, existem ainda alguns detalhes sobre a determinação dessa data, como a utilização do período lunar eclesiástico, que considera como 13 dias o tempo entre a Lua cheia e a Lua nova, o que difere um pouco do ciclo lunar real.

______________________________________________________________________

COMPARE PREÇOS: Camera Digital, Notebooks, Livros, Micro system/Mini system

______________________________________________________________________

Nenhum comentário: