quinta-feira, 13 de março de 2014

A árvore mais perigosa do mundo




A árvore mancenilheira (Hippomane mancinella), conhecida pelos hispanos falantes como "manzanita de la muerte" nome supostamente dado por Cristóvão Colombo, é considerada a árvore mais venenosa do mundo segundo o Guinness. É encontrada nas áreas costeiras perto das praias, na Flórida, Caribe, América Central e norte da América do Sul, a mancenilheira é muitas vezes marcada com uma faixa vermelha para alertar os transeuntes para que não fiquem muito perto dela.
A árvore é venenosa em tantos níveis que se você descobrir uma em seu caminho é melhor ficar pelo menos alguns metros de distância dela. Seu fruto se assemelha a uma pequena maçã, mas comer apenas um desses frutos poderia levá-lo diretamente ao centro de emergência de um hospital.

E olha que as maçãzinhas não são a parte mais perigosa da árvore. A seiva branca leitosa da mancenilheira é extremamente cáustica e venenosa, apenas uma gotinha sob a pele pode causar bolhas, dermatite, inchaço ou queimaduras. Isso acontece muito com os turistas que, desavisados, procuram abrigo sob a copa dessas árvores. Acontece que simplesmente as gotas de chuva que escorrem pelos galhos e folhas podem provocar queimaduras ao atingir as pessoas.
 


Veja mais detalhes no GForum

Nenhum comentário: