terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Descoberta em lugar estranho – Uma Baleia nos trilhos de trem



Em 1849, em uma pequena cidade chamada Charlotte, no estado de Vermont, EUA, começou a construção de um ramal ferroviário para conectá-la à capital Burlington. Durante o processo de escavação, as equipes de trabalhadores se acostumaram a encontrar pontas de flechas e lanças. A surpresa veio mesmo quando deram de cara com um crânio enorme. A princípio, eles acharam que se tratava dos restos de um cavalo, mas, à medida que escavavam, mais partes do esqueleto apareciam, até ficar claro de que se tratava de um animal maior.
Depois do esqueleto ter sido totalmente desenterrado, concluiu-se que tinha quase 6 metros de comprimento e parecia uma enorme criatura marinha. Só que ninguém conseguia explicar como tal animal tinha parado nesta região remota, a cerca de 400 km do oceano mais próximo.
Depois de examinar o esqueleto, os geólogos chegaram a uma teoria. A criatura, que passou a ser conhecida como Charlotte, era na verdade uma velha baleia branca de 11.000 anos que havia nadado até águas rasas e eventualmente morrido em um canal de um rio. À medida que o corpo se cobriu de lama, foi protegido de animais carniceiros, e deixado para se decompor lentamente, o que permitiu que seus ossos ficassem intactos.
Enquanto isto estava acontecendo, a era do gelo estava terminando, e um fenômeno conhecido como “glacial rebound” (ou “ajuste pós-glacial”), que é quando o terreno sobre o qual havia uma imensa massa de gelo fica livre do peso e acaba se elevando, estava ocorrendo. Foi assim que a baleia Charlotte acabou sendo encontrada sob os trilhos de um trem.

Veja mais descobertas em lugares estranhas no  Hyper Science

Nenhum comentário: