sexta-feira, 22 de julho de 2011

Água em Presidente Dutra

ÁGUA EM PRESIDENTE DUTRA

Vim passar uns dias com a família em Presidente Dutra-MA, junto a meu velho pai (92 anos - duro!) e familiares em geral para, além de curtir um pequeno recesso do trabalho, apresentar a Maria Beatriz, de cinco meses, para o avô Mané Santana.

Uma coisa me chamou atenção logo no primeiro dia do passeio: a água que chega às residências da população está em péssimas condições: suja, amarelada de ferrugem e com cheiro forte. Essa condição já era conhecida pela sua duração de décadas, mas agora chegou a um limite em que mesmo a população que sempre consumiu essa água está reclamando e muitos adoecendo por conseqüências da má qualidade desta.

A situação de saúde das pessoas mais frágeis, crianças, idosos, doentes está cada vez mais difícil, ocasionando agravamento de doenças provocadas pelo consumo dessa água. Mas o que fazer nessa situação? A quem, a grande massa do povo pobre da cidade pode recorrer para resolver esse grave problema?

Por outro lado abriram na cidade várias empresas de abastecimento de água mineral (estão trabalhando), aproveitando essa ausência do poder público e vendendo água, muita água, para o consumo diário de quem pode pagar por ela. A questão é justamente essa, quem pode pagar consome água boa e quem não pode? Como ficam todos aqueles que não têm possibilidades de comprar a água para beber? E a conta de água no fim do mês, como fica, pode ficar sem ser paga, já que a água não serve para o consumo?

Essa é uma situação semelhante á realidade medieval, que não deveria mais existir nos dias de hoje. O povo pobre agoniza sem ter a quem recorrer e ter uma resposta satisfatória, enquanto o famoso slogan de “amor pela nossa terra” está por toda parte da cidade. Até quando vai perdurar essa situação?

Paulo Maciel

Presidente Dutra, 21/07/2011

___________________________________________________________________
Recebi este texto do amigo João Paulo Maciel me pedindo para publicar. Ao ler vi a sua importancia e por isso estou publicando aqui na íntegra.

Nenhum comentário: