terça-feira, 14 de junho de 2011

Descoberto "Rio" Submarino no leito do Oceano

Foi descoberto um "rio" submarino que serpenteia ao longo do leito do oceano ao largo sudoeste da Austrália.

O fenômeno submarino é formado por camadas de água densa que se arrastam pelo chão do oceano, a cerca de meia milha (1 km) por dia, tem cerca de 65 pés (20 metros) de espessura e se estende por mais de 60 milhas (100 km).

Os pesquisadores dizem que é a primeira vez que estes rios tenham sido vislumbrado em tais águas mornas.

"Essas cascatas de água densa são comuns em regiões de alta latitude, como resultado da formação de gelo, mas esta é a primeira vez que estes processos são descobertos em regiões subtropicais, que ficam presente durante o ano todo", afirmou Chari Pattiaratchi da Universidade da Austrália Ocidental.

Pattiaratchi afirmou que a evaporação da água durante o verão da região, seguido do resfriamento durante o inverno, é o combustível para a formação do rio, levando à obtenção de alta densidade de águas nos baixios costeiros, que, em seguida, flui em alto mar em rios lentos.

Via Live Science

Um comentário:

Antonio Vieira disse...

Muito legal este Rio Submarino. Parabéns pela postagem!

A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

Convido você a conhecer também o novo agregador Super Links: http://www.superlinks.blog.br

Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar seus links sem a necessidade de cadastro e aumente exponencialmente as visitas de seu site.