quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Top 10: Países com nome estranho

Uma seleção dos 10 Países do mundo com os nomes mais estranhos do mundo, nomes que talvez você nunca ouviu falar.

República do Nagorno-Karabakh

A República do Nagorno-Karabakh é uma república independente de facto, localizada na região do Nagorno-Karabakh (ou região de Artsakh, em armênio: Արցախ), na Transcaucásia, a cerca de 270 quilômetros a oeste da capital do Azerbaijão, Baku, e bem próxima à fronteira com a Armênia.


Ilhas Pitcairn

As Ilhas Pitcairn (Pitcairn Island em inglês), oficialmente Ilhas Pitcairn, Henderson, Ducie e Oeno, são Territórios britânicos ultramarinos na Polinésia que têm como único vizinho a Polinésia Francesa, a oeste. É constituída pela ilha homônima, e pelas ilhas Ducie, Oeno e Henderson, sendo as últimas, desabitadas, por causa de sua inacessibilidade. A capital e única povoação é Adamstwon, localizada na ilha Pitcairn que possui uma área de 4,6 km².

Ilhas Cook

As Ilhas Cook são um território sob administração da Nova Zelândia, na Polinésia. Compreende dois grupos de ilhas dispersas por uma vasta extensão de oceano, as Ilhas Cook Setentrionais e as Ilhas Cook Meridionais, e ainda o Recife Beveridge. Os seus vizinhos mais próximos são Kiribati a norte, a Polinésia Francesa a leste e Tonga, a Samoa Americana e as possessões neo-zelandesas de Niue e de Tokelau, a oeste. Capital: Avarua.


Toquelau

Tokelau ou Toquelau é um pequeno território da Polinésia, sob administração da Nova Zelândia, que corresponde às ilhas do mesmo nome, também conhecidas como Ilhas da União. Os vizinhos mais próximos são Kiribati, a norte, as Ilhas Cook, a leste, Samoa e a Samoa Americana, a sul, e Tuvalu, a oeste.


Ilha de Man

A Ilha de Man é uma dependência da Coroa do Reino Unido, que inclui a ilha principal, do mesmo nome, e algumas ilhotas adjacentes, no Mar da Irlanda. A capital é Douglas (Doolish). The Tynwald Day (Manx: Laa Tinvaal) é o Dia Nacional da Ilha de Man, o 5 de Julho.


Guernsey

Guernsey ou Guernesey é uma ilha no Canal da Mancha que, junto com Jérsia, forma as Ilhas do Canal, uma dependência da Coroa Britânica que não faz parte do Reino Unido. O Bailiado de Guernsey (Bailiwick of Guernsey ou Bailliage de Guernesey) está situado a norte da Normandia, entre o Canal da Mancha e o Golfo de Saint-Malo ao sul, com 78 km² e 65 573 habitantes. Divide-se em dois grupos de ilhas: o principal inclui as ilhas de Guernsey, Sark, Herm, Brecqhou e Jethou; o secundário situado a nordeste, ao largo do cabo francês de La Hague, inclui as ilhas de Alderney e Burhou. O território mais próximo é Jérsia, a sueste, seguindo-se a França a oeste e a Inglaterra a norte.



União das Comores

A União das Comores (ou mais simplesmente Comores, ou com a grafia anglicizada Comoros) é uma república federal insular, que compreende três das quatro ilhas principais do Arquipélago das Comores, entre a costa oriental de África e Madagáscar. O país é banhado a norte pelo Oceano Índico e a sul pelo Canal de Moçambique, sendo os seus vizinhos mais próximos a possessão francesa de Mayotte a sueste, Moçambique a oeste e as Seicheles a nordeste. Compreende as ilhas Grande Comore, Mohéli e Anjouan. Capital: Moroni.



Tuvalu

O Tuvalu é um Estado da Polinésia formado por um grupo de nove atóis, antigamente chamado Ilhas Ellice. Tem fronteiras marítimas com o Kiribati, a norte e a nordeste, com o território neozelandês de Tokelau, a leste, com Samoa, a sudeste, com o território francês de Wallis e Futuna a sul e com Fiji, também a sul, e fica estrategicamente localizado no sul da Oceania. A oeste o vizinho mais próximo é as Ilhas Salomão, mas a distância entre os dois grupos de ilhas é bastante grande (cerca de 900 quilômetros quadrados).



Nauru

Nauru, oficialmente República de Nauru, é originalmente conhecida por Pleasant Island (Ilha Aprazível), é um país insular localizado na Micronésia, no Pacífico Sul. Nauru é o menor país insular do mundo, cobrindo uma área de apenas 21 KM². A ilha vizinha mais próxima ao país é a Ilha Banaba, no Kiribati, 300 quilômetros ao leste.


Vanuatu

Vanuatu é um estado insular da Melanésia, que ocupa o arquipélago das Novas Hébridas. Tem fronteiras marítimas com as Ilhas Salomão, a norte, com o território francês da Nova Caledônia, a sul, e com Fiji, a leste. A capital é Port Vila.

Fonte: Wikipedia
Imagens: This Blog Rules

3 comentários:

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Eta mundão! Nomes estranhos, sim. Conhecia alguns de ouvir falar, só. Mas são lugares lindos...
Grande Abraço, companheiro...

Família Escóssia disse...

Adorei!! Realmente, são lugares lindos. Gostei muito de visitar seu blog. Voltarei

Unknown disse...

Minha irma mora nas ilhas cook!