segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A terra vista do espaço: Um desingn inspirado pelo vento

As cores pastéis e as formas suaves e fluidas nessa imagem de radar do Envisat mostram a região da Bacia de Tanezrouft na porção algeriana do deserto do Saara. Essa imagem devida sua sutileza contradiz a fama dessa região que muitas vezes é chamada de Terra do Terror.

Pedras constituem a maior parte da superfície do Saara no norte da África. A erosão – primeira pela água e agora pelo vento – criou essa paisagem repleta de cadeias de montanhas, bacias, cânions, platôs e dunas de areia.

Os padrões de arco concêntricos de rochas sedimentares são expostos pela erosão causada pelo vento.

As imagens de radar são importantes, pois conseguem revelar detalhes sobre a rugosidade da superfície – quanto mais rugosa for a superfície mais brilhante ela aparecerá na imagem. Assim, regiões mais escuras representam rochas mais suaves coberta por areia ou pequenas superfícies rochosas.

Paredes de cânions com 250 e 50 metros de altura surgem acima do terreno árido ao redor. Nessa imagem, as pequenas montanhas e as regiões de falhas geológicas aparecem brilhantes.

Essa imagem foi criada combinando fotos tiradas pelo Envisat durante suas três passagens sobre a mesma área, em 23 de Março de 2009, 1 de Junho de 2009 e 14 de Setembro de 2009. As cores na imagem resultam das mudanças ocorridas na superfície entre as aquisições realizadas.

As cores pastel e suaves, formas fluindo nesta imagem de radar do Envisat da Bacia Tanezrouft no Saara argelino contradizem a dureza do terreno que tem levado a que seja comumente referida como a "Terra do Terror".

ESA

Nenhum comentário: