quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília 50 Anos

Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Brasília chega hoje aos 50 anos imersos na maior crise política e urbana de sua história. Com um governador cassado recém-libertado da prisão, um quinto da população morando em áreas irregulares, o lago que a serve assoreando e a maior desigualdade de renda do país, os brasilienses se questionam se há mesmo o que comemorar. Mesmo assim Parabéns Brasília pelos seus 50 anos de fundação.

Fonte: Wikipédia




2 comentários:

Principe Encantado disse...

Boa João, boa matéria.
Abraços forte

Dalinha Catunda disse...

Apesar de todos os problemas, adoro Brasília.
É uma cidade linda, diferente,acolhedora, onde muitos nordestinos escolheram para viver.
Sou muito bem recebida e festejada cada vez que vou por lá.
A Brasília que vejo pela televisão é outra. Devemos diferenciar a Brasília dos políticos da Brasília dos outros habitantes.
Um abra, meu amigo,
Dalinha Catunda