terça-feira, 23 de março de 2010

O maior Desfiladeiro do mundo

Segundo a Wikipedia, o maior desfiladeiro do mundo é o Grand Canyon, que se encontra no território dos Estados Unidos da América. Seu vale foi moldado pelo rio Colorado durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Cerca de 2 bilhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos.

O Grand Canyon foi visto pela primeira vez por um Europeu em 1540, o espanhol Garcia Lopez de Cardenas. A primeira expedição científica ao desfiladeiro foi dirigida pelo Major John Wesley Powell no final da década de 1870. Powell referiu-se às rochas sedimentares expostas no desfiladeiro como "páginas de um belo livro de histórias". No entanto, a área era já ocupada por nativos americanos que estabeleciam povoados ao longo do desfiladeiro, como os hopi.

É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro.

Fonte: Wikipedia

3 comentários:

Anônimo disse...

Que Post Fantástico!
AMIGO ANANIAS

Realmente é impressionante e exuberante o maior Desfiladeiro do mundo. Agora você nos apresentou alguns dados que fiz questão de anotar. Por exemplo, seu descobridor, confesso que não sabia.
Parabéns por mais um excelente Post!
Abraços,
LISON.

Lilian disse...

Olá amigo,

Parabéns pela postagem.

Ese desfiladeiro é magnífico.
Não perco oportunidade de vê-lo quando aparece em reportagens e agora, em seu post.

A natureza é muito linda, encantadora e nos mostra a grandiosidade da criação de Deus.

Anei o post.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

BLOGZOOM disse...

Eu já vi imagens sobrevonado o desfiladeiro, o lugar é lindo, meio que misterioso. Eu tenho alguns amigos que já puderam ver de alguma maneira e disseram que é impressionante.