segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ataque de Potós.

Mal terminou o período das chuvas e já fui atingido por um bichinho que ataca todos os anos nesse período. O bichinho é aparentemente inofensivo, parecido com uma formiga, um inseto que surpreende pelos danos que pode causar ao ser humano e é conhecido popularmente por POTÓ. O bichinho sacana fez um verdadeiro estrago no meu pescoço e no ombro esquerdo provocando sérias queimaduras.

É comum encontrar eles nos lugares quentes e em ambientes bem iluminados, principalmente próximo das lâmpadas elétricas.

Os pequenos insetos são capazes de fazer verdadeiros estragos na pele de suas vítimas e adoram aplicar seu xixi nas áreas de dobra como o pescoço e nas junções dos braços e das pernas.

Os POTÓS são da família dos besouros, de nome científico Paederus irritans, é caracterizado por ser longo, delgado e andar sempre com a “bundinha” para cima. Ele é pequeno, não passa de 1 cm de comprimento, podem ser preto e vermelho dependendo da região. Secreta um líquido cáustico que causa sérias irritações na pele quando são apertados ou esmagados, onde algumas pessoas dizem ser a urina do potó. Eis o porquê de geralmente as queimaduras acontecerem nas dobras do corpo, mas ele também costuma queimar o pescoço e o rosto das pessoas. Quando a queimadura acontece nos olhos, deve-se procurar imediatamente um oftalmologista. Uma das coisas a fazer é lavar bem a pele quando o potó resolve descarregar. O problema é que muita gente só percebe que ele andou agindo depois do ocorrido.

Um comentário:

PROJETO NOVO IMPULSO disse...

Que bichinho danado esse e que queimadura, caramba!
A paz