segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Como funciona a Administração no Brasil.


Foi realizada uma competição entre a equipe de remo do Japão e a equipe brasileira.

A competição se inicia, mas o resultado não é favorável para a nossa equipe... Chegamos com uma hora de atraso em relação aos japoneses. Indignados, foram feitas várias reuniões para averiguar a causa da derrota. Assim ficou o resumo do relatório que fazia a comparação das equipes:

  • Japão: 1 Chefe de Equipe 10 Remadores
  • Brasil: 10 Chefes de Equipe 1 Remador

Descoberto o grande erro, a equipe brasileira foi remodelada para uma próxima competição... Porém, perdemos novamente e, dessa vez, o nosso atraso foi de 2 horas... Mais uma vez convocaram reuniões, viagens para o estudo das causas. Segue o resumo:

  • Japão : 1 Chefe de Equipe e 10 Remadores
  • Brasil: 1 Chefe de Equipe, 3 Chefes de Departamento, 6 Auxiliares de Chefia e 1 Remador.

Mais uma vez, o erro foi identificado e uma nova equipe foi montada... Tudo foi levado em conta: resizing, downzing, GQT, ainda mais economistas opinando, conceitos de modernidade, globalização passaram a ser considerados etc. Porém, na hora da competição, o Brasil chegou com 3 horas de atraso... Mais reuniões, etc. Para levantamento:

  • Japão: 1 Chefe de Equipe e 10 Remadores
  • Brasil: 1 Chefe de Equipe, 3 Chefes de Departamento, 2 Analistas de O&M , 2 Controllers, 1 Auditor Independente, 1 Gerente de Qualidade Total e 1 Remador.

Depois de muita discussão, chegaram à seguinte conclusão definitiva:

O problema, claro e evidente, era do remador, que, com certeza, por culpa de influência do Sindicato e por causa de sua falta de treinamento generalista não era capaz de exercer sua atividade com eficiência. A solução é privatizar ou terceirizar e/ou contratar um remador que não seja da folha do clube...

Agora o pior: Essa história veio dos EUA, e foi apresentada por um professor da Universidade de Maryland, sobre a administração no Brasil - como piada em sala.


Recebi por email e fiquei imaginando: Será que é isso mesmo que fazem com o Brasil mundo a fora?

_______________________________________________________________________________

COMPARE PREÇOS: Camera Digital, Notebooks, Livros, Micro system/Mini system

_______________________________________________________________________________


3 comentários:

Victor S. Gomez disse...

É triste, mas é verdade. Abraços

Unknown disse...

Ananias, infelizmente, a piada reflete a burocracia brasileira. Não só na administração pública como em algumas empresas privadas. Mas não creio nesta história de ser apresenta em uma universidade.
Abraços

Bala Salgada disse...

Nunca assisti um, deve ser bem interessante.
Está tão frio no Japão pra isso!