sábado, 16 de agosto de 2008

O Brasil é OURO em Pequim


César Cielo se tornou o maior nadador brasileiro na história dos Jogos Olímpicos ao conquistar a medalha de ouro na prova dos 50m livre neste sábado (noite de sexta no Brasil).
O ouro de Cielo, que tem apenas 21 anos de idade, foi o primeiro do Brasil na Olimpíada de Pequim e o primeiro da natação brasileira em Jogos Olímpicos.
Com o tempo de 21s30, Cielo quebrou o recorde olímpico da prova pela terceira vez em Pequim e ficou a apenas dois centésimos de segundo do recorde mundial.
"Foi sem dúvida a melhor prova da minha vida", comemorou. "Agora posso dizer: sou campeão olímpico. Era um sonho que tinha desde criança."
O brasileiro já havia conquistado a medalha de bronze na prova dos 100m livre e, com o ouro, alcança um feito que supera as conquistas de Gustavo Borges - até então, o mais bem-sucedido nadador brasileiro em Olimpíadas.
Gustava ganhou duas medalhas de prata (em Barcelona-92 e Atlanta-96) e duas de bronze (em Atlanta e em Sydney-2000), mas nunca conseguiu ser campeão olímpico.
Depois de chorar na piscina e no pódio, quando não conseguiu se conter de emoção ao ouvir o hino nacional, Cielo lembrou de Gustavo Borges e Fernando Scherer, o Xuxa, também ganhador de duas medalhas olímpicas (bronze em Atlanta e em Sydney).
"Quando eu era pequeno e vi pela televisão Gustavo e Xuxa conquistando medalhas, disse para mim mesmo que, quando crescesse, ia conseguir o mesmo", acrescentou. "E essa foi especial. Foi o primeiro ouro da natação brasileira na história olímpica."
Emoção
A emoção de César Cielo com a conquista atraiu a simpatia do público no Centro Aquático Nacional de Pequim (o Cubo D'Água). Ao deixar a piscina às lágrimas pela conquista, o brasileiro recebeu o apoio e os cumprimentos dos adversários.
Depois de receber a medalha, e voltar a chorar, o brasileiro foi cercado por outros integrantes da equipe brasileira de natação que invadiram a área de competição para abraçá-lo.
Para chegar ao ouro inédito, Cielo superou na prova os franceses Amaury Leveaux, que acabou com a medalha de prata, e Alain Bernard, que ficou com o bronze e já havia conquistado o ouro nos 100m livre.
"Ele venceu porque estava em melhor estado mental e teve uma largada rápida. É um nadador muito promissor. E veja a idade dele, ele tem um grande futuro pela frente", afirmou o francês Bernard, de 25 anos.
O brasileiro também deixou para trás o atual recordista mundial dos 50m livre, o australiano Eamon Sullivan, que acabou apenas na sexta posição.
As medalhas de Cielo em Pequim quebraram um jejum para a natação brasileira, que ficou fora do pódio em Atenas e não conseguia um lugar entre os três primeiros em provas individuais desde a Olimpíada de Atlanta.
Com o resultado, a natação brasileira passa a ter 11 medalhas em Jogos Olímpicos: uma de ouro, três de prata e sete de bronze.
Em Pequim, o Brasil soma cinco medalhas: além do ouro e do bronze de Cielo, o judô conquistou outras três medalhas, todas de bronze, com Ketleyn Quadros, Leandro Guilheiro e Tiago Camilo.
Treinamento
Nascido em Santa Bárbara do Oeste, no interior de São Paulo, César Cielo treina e estuda na Universidade de Auburn (Alabama), nos Estados Unidos.
Lá, o brasileiro é treinado pelo australiano Brett Hawke, que disputou a Olímpiada de Atenas em 2004, quando ficou em sexto lugar na prova dos 50m livre.
"Trabalhei nessa prova por dez anos e não pude vencer. Fico feliz de ter encontrado alguém que pôde", disse Hawke, que acompanha Cielo em Pequim. "Tenho muito conhecimento para passar e encontrei a pessoa certa para aceitar isso."
"Ele é uma pessoa muito emocional, com vocês viram", acrescentou o treinador. "Ele tem um talento enome, uma enorme fé em si mesmo e as habilidades que você precisa para vencer essa prova."
O brasileiro também reconheceu a importância do treinamento nos Estados Unidos para a conquista da medalha de ouro olímpica.
"Claro que o talento conta, mas devo tudo isso a muita dedicação", afirmou Cielo. "Foi muito trabalho duro."
"Valeu todo o sacrifício por ter passado esse tempo nos Estados Unidos", acrescentou. "Acordar cinco horas da manhã para treinar, enfrentar água fria, longe do Brasil. Tinha dias que ficava chateado, mas a medalha valeu por tudo."
BBC Brasil.com

___________________________________________________________________
COMPARE PREÇOS: Camera Digital, Notebooks, Livros, Micro system/Mini system
___________________________________________________________________

Nenhum comentário: