quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Cientistas criam 'cérebro' de robô com neurônios de rato


Cientistas da Universidade de Reading, na Grã-Bretanha, criaram um ''cérebro'' para um robô com neurônios de rato para auxiliar pesquisas sobre doenças como o mal de Alzheimer.
Os neurônios estão “aprendendo” a desviar o robô de obstáculos e evitar paredes.
Ao estudar o que acontece com os neurônios e como eles interagem com a máquina, os responsáveis pelo projeto esperam entender o processo de registro da memória pelo cérebro humano.
As cerca de 300 mil células nervosas que formam o cérebro do robô foram retiradas do cérebro de um feto de rato e tratadas para que as conexões entre os neurônios individuais fossem dissolvidas.
Os neurônios - mantidos separadamente do resto do robô, em um ambiente que permita que sobrevivam - foram distribuídos sobre uma superfície à qual foram conectados 60 eletrodos que recebem e enviam sinais elétricos às células.
Estes sinais são usados para definir os movimentos do robô.
Cada vez que ele se aproxima de um objeto, um sistema de navegação no autômato capta essa informação e ela é transmitida para as células.
As células então reagem, direcionando as rodas do robô para a esquerda e a direita de maneira a evitar que a máquina bata nos objetos.
Aprendizado
Depois de aprender a controlar os movimentos do robô e desviar de obstáculos, o próximo passo para o ''cérebro'' da máquina será aprender a reconhecer o ambiente ao redor.
Em uma segunda etapa das pesquisas, os cientistas pretendem simular danos à memória do robô para recriar a perda gradual de faculdades mentais em males como os de Alzheimer e Parkinson.
"Uma das questões fundamentais que os neurocientistas enfrentam hoje é como relacionar a atividade de neurônios individuais a comportamentos complexos que percebemos em organismos ou animais", disse o neurocientista Ben Whalley, da Universidade de Reading.
"Esse projeto nos dá uma oportunidade única e muito útil de observar algo que pode nos dar reações completas, mas ainda permanece intimamente ligado à atividade de neurônios individuais."
O trabalho da equipe de Reading segue a trilha de outros semelhantes. Em 2003, o Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, desenvolveu o que chamou de "hybriots" - ou robôs híbridos - utilizando máquinas e tecidos neurais.
Em um trabalho anterior, cientistas do Centro Médico da Northwestern University, também nos Estados Unidos, conectaram um robô com rodas a uma lampréia, para explorar formas de controle de próteses.
Fonte: BBC Brasil.com
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns por sua postagem.
Falta pouco, muito pouco para 2011.
Que seja um ano de sucesso para todos nós.
Aguardo a visita de todos no Escrivaninha do Alê.
Até aproxima se Deus permitir!
Feliz 2011.
http://www.brendasystem.com

Penélope disse...

Pois é menino!!!
E olha que eu conheço seres humanos que têm cérebro de rato ou inferior a ele por aí...
Rs rs rs ...
Eis os avanços científicos e o homem brincando de ser deus...
O Sistema de saúde não dá conta de simples casos de distúrbios cerebrais e gasta-se altas quantias em pesquisas...
Éhhhh!!!! Fim dos tempos!
Abraços