Poucas pessoas param para compreender a necessidade da preservação do Meio Ambiente, temos que abraçar essa causa, pois a preservação ambiental é fundamental para garantir nossa sobrevivência. Encontrei no Hyper Science dez invenções inusitadas que respeitam a Mãe Natureza, e que vale a pena conferir.
1 – Hotel oferece refeições de graça para quem estiver disposto a gerar eletricidade
O Crown Plaza Hotel, em Copenhague, Dinamarca, oferece uma chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários. Cada um deles deve produzir pelo menos 10 Watts/hora de eletricidade – aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável. Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição: 26 euros, aproximadamente 60 reais.
2 – Bar capta energia produzida pela dança de seus freqüentadores
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8uI3iLvp3yKbU6EZXpoVcCLA-l4Ts4aFQhDFCLWQGowzN_sCrFskqDQB-0C7WKi_5fKlyr8NXCO2EUuE4JXPV_DE0wK6QjkhHs4IM0TLBAkLIHqDcEpcftuLYCp9PW-hhfGDxadduxl4/s400/Ideia02.jpg)
Todas as luzes e os sons de uma “balada” gastam uma quantia considerável de eletricidade. Pensando nisso, o dono do Bar Surya, em Londres, refez o chão da pista de dança de seu estabelecimento e o revestiu com placas que, ao serem pressionadas pelos frequentadores do lugar, produzem corrente elétrica. Essa energia é então usada para ajudar na carga elétrica necessária à casa. Andrew Charalambous, o visionário dono do bar, diz que a eletricidade produzida pela pista modificada representa 60% da necessidade energética do lugar.
3 – Bordel oferece desconto aos clientes que forem de bicicleta
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioBUpz_k2MoX0eUFJm66Yq9IdC5j-mkd_LDchc7ZXKo8kEcyzyr0sZo6u5yjdPH4tqhtmRLo7X5j0D7fqyv5mzqVkru2cnPdJZfnTFA5MFdSLfAxuK7uswL5HsqPiuv_CuQMKtTYuEdok/s400/Ideia03.jpg)
Uma casa de diversão adulta encontrou uma maneira de atrair mais frequentadores, espantando a crise econômica, e ainda ajudar a frear as mudanças climáticas globais. Quem chega de bicicleta, ganha desconto. Segundo Thomas Goetz, dono do bordel “Maison D’envie”, a recessão atingiu em cheio os negócios. Consumidores que foram ao bordel pedalando, ou que provarem ter utilizado um meio de transporte público, recebem 5 euros de desconto sobre os tabelados 70 euros (mais de 150 reais) para 45 minutos.
4 – Empresa cria impressora que não usa tinta nem papel
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8v8rycbhOJ00LHfydLe2eCpHgSfQY3LU4_1C3JG7upnKPdm_XwLkJrIeOX8TUDPAD4HvBvxiny7BmBj5UG8WyG2Pztacb11I-OIOtFnE29UphNWFRYInT0qL5KvKyPLX8JMVQ9AmFFiY/s400/Ideia04.jpg)
Quem disse que uma impressora precisa de tinta ou papel para existir? Conheça a Impressora PrePean. Diferente das convencionais, ela utiliza uma peça térmica para fazer as impressões em folhas plásticas feitas especialmente para isso. Além de serem à prova d’água, elas podem ser facilmente apagadas. É só colocá-las novamente na impressora que, através de outra temperatura, a próxima impressão ficará no lugar da anterior. A mágica faz com que apenas uma dessas folhas possa ser utilizada mil vezes.
5 – Universidade constroi “telhado verde”
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVe5YAyZT3NRYvU-3z827W3MWdLITufRX36m8y8LiFwjG1l62Rta0K6zt9p2xV7SUF_aHuSyaxM97PhYPFtCMm0Enla12zLItcHcBemet6CRj2K5GFHdfnGq2kWRFNKKKHLveUUTHEX-o/s400/Ideia05.jpg)
O Design Verde é uma tendência da arquitetura moderna, e não estamos falando apenas da cor, mas sim de locais como o prédio de cinco andares da Escola de Arte, Design e Comunicação da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura. A construção conta com uma cobertura vegetal e sua forma orgânica se mistura com a natureza onde está inserida. Os telhados revestidos de grama servem como ponto de encontro informal, além de ajudar no equilíbrio térmico do edifício e na absorção da água da chuva.
6 – Designer cria pia que utiliza água desperdiçada para regar planta
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgY4APvnCee5uPeoOsUb_VvdJwg-41d6S3JrY0k7LViQCnUegDntPQ2-uosBisU3ds1RlRaYg9dJhsbtMuU5c3FdhBMAqE__d6pt_5JX8YXsGMdGi6HYGROZbY35jjnLU9eoYxqG8AN8Q/s400/Ideia06.jpg)
Feita de concreto polido, a Pia batizada de Jardim Zen possui um canal que aproveita a água utilizada na lavagem das mãos para molhar uma planta. Criado pelo jovem designer Jean-Michel Montreal Gauvreau, a pia vem em bacia dupla ou modelo simples. Se você está preocupado eu ensaboar toda a sua plantinha, relaxe. Uma peça no início do canal drena o liquido e só deixa água sem sabão escorrer até a planta.
7 – Designer cria chuveiro que o obriga a sair quando já desperdiçou muita água
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhW6wNkkkn-J3oVLJWl8DxOnuQdFXyGfAtl2q0RneAHYb-ktUU_DsJCK9-2nWAylFg9YRzu_Uh_wBMrBkGmTeI4auQWlz3Fe3wdftRIw2AbFgOTk1mFm0HNcU6bNPQilk4jV5ND9bUbzUA/s400/Ideia07.jpg)
O designer Tommaso Colia criou uma solução para aqueles que adoram passar um tempão tomando uma ducha relaxante (é, você mesmo!). O chuveiro Eco Drop possui círculos concêntricos como tapetes no chão, que vão crescendo enquanto o chuveiro está ligado. Após um tempo, a sensação fica tão incômoda que te força a sair do banho e, consequentemente, economizar água. Cerca de 20% de toda energia gasta no lar vem da água quente utilizada no banho – seis vezes mais do que a iluminação doméstica, por exemplo.
8 – Designer cria interruptor que muda de cor para ensinar crianças a economizar energia
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-bAyfh2nRou1bdbhEq1NSpN_6a90vU6_RfeKC1Ihw_2g0uUU7QzWJxwK5jOFVp8UyuGT5KT6Vi-Rph1phtAX89lMINRZT6sHR74C8dkWsynEPJ8bleTv3h_bjVonCn-tvLBs9m6iMd0c/s400/Ideia08.jpg)
Tio é o nome do interruptor em forma de fantasma que avisa, através de sutis luzes, há quanto tempo a lâmpada está acesa. Até uma hora, a expressão do fantasminha é feliz e a luz do interruptor permanece verde. Se a luz é deixada ligada por mais de quatro horas, ele se assusta e fica amarelo. Já se o morador da casa se atreve a deixar a luz acesa por mais de oito horas, o até então amigável fantasma se zanga e fica vermelho. Com o auxílio visual e tátil, espera-se que as crianças comecem a tomar consciência do desperdício de energia logo cedo, e de uma maneira divertida.
9 – Empresa cria grampeador sem grampos para evitar poluição
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2L3P6l0V2a0m6jCG5-MGqI9nzaPye62vlEPpXx_Xz_Hh9XSDYzL5CZITk6xBzVHcQ1Slf4k0OgY8m2sy3c1aLHI31Ye8YizpX7KdtyXJzONzLf18_W5txbz8Uq9NCfcd4JTyBZoEn7iw/s400/Ideia09.jpg)
Grampos de grampeador são tão poluentes que uma empresa decidiu criar um novo modelo do produto, sem grampos! Em vez dos grampos a que todos estamos acostumados, ele “recorta pequenas tiras de papel e as usa para costurar até cinco folhas de papel juntas”. Se você se empolgou com a ideia, pode encomendar esses grampeadores personalizados para que sua empresa se vanglorie de contribuir para um mundo livre grampeadores com grampos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDCDhEyB8gFbBM-KwEdesyANBFalVlGacsrCP39ndCEQgFzgqunzbZHAiT-lsOdC8om7hW0mrYqAVPVSS6Sx3nZduKwElBVtb1OtyV6yluaUDl_uYq1cmUpinLrJkENQG_CvYphsVZNC0/s400/Ideia10.jpg)
Eis uma invenção que dará uma mão na economia de energia. Carregue seu iPhone com um aperto de mão! O conceito foi chamado de “You can work it out” – uma brincadeira entre encontrar uma solução (work it out) e exercitar-se (to work out) – e foi pensado por Mac Funamizu.
2 comentários:
Essa do Bordel é demais kkkk
Abraços forte
Saudações!
Amigo ANANIAS:
Todos os inventos são interessante e importantes, agora essa do chuveiro é demais, sem contar com a pista de dança!
Parabéns pela excelente matéria!
Abraços,
LISON.
Postar um comentário