quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Primeiro roteador quântico do mundo


Apesar das pessoas se empolgarem com a idéia de que a Internet do futuro será movida a partículas quânticas, ninguém realmente sabe como isso funcionará ainda. Mas físicos chineses deram um passo na direção certa, criando o primeiro roteador quântico do mundo.

Se ele puder ser feito para trabalhar em larga escala, a informação quântica transformará o modo com que enviamos dados: em vez de mandar apenas os zeros e uns do código digital, a comunicação quântica pode enviar informações em uma sobreposição de estados que representam ambos zeros e uns ao mesmo tempo. É muito legal, e muito doido.

Atualmente os cientistas conseguem enviar apenas fótons carregando informação quântica na distância de um único cabo de fibra ótica; eles não conseguem transmitir fótons usando tubos diferentes, que é um processo conhecido como roteamento. Normalmente, esse processo (incluindo a forma como ele ocorre nesse roteador que você tem aí em casa) depende da leitura dos dados dentro da transmissão, conhecido como sinal de controle, que determina para onde a informação pode ser enviada.

O problema é que ler um sinal de controle no universo quântico o destrói — tornando impossível ao roteador usar os dados incorporados no sinal. A saída até então seria usar sinais de controle não-quânticos, o que significaria, para início de conversa, perder muitos dos benefícios do uso da informação quântica.

Veja todos os detalhes no Gizmodo

Nenhum comentário: