quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bactéria espacial poderá ser o maior gerador de energia na Terra

Através do isolamento de 75 espécies diferentes de bactérias, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido descobriu que o micróbio Stratosphericus Bacillus, uma bactéria encontrada na estratosfera poderia ser um dos maiores geradores de energia eficiente do planeta.

Este tipo de bactéria é encontrado normalmente há mais de 30 quilômetros acima da Terra, um micróbio comum em altas concentrações na estratosfera orbitando a terra e os satélites.

Após o isolamento, os cientistas avaliaram a geração de energia de cada uma com uma célula de combustível microbiana (MFC). Quando selecionado as melhores espécies de bactérias, um tipo de micróbio foi capaz de criar um biofilme artificial duplicando a potência elétrica do MFC para 105 watts por metro cúbico a 200.

Para se ter uma idéia se não for demasiado elevada, esta energia seria suficiente para operar e poderia fornecer uma fonte de luz necessária em algumas partes do mundo que não tem eletricidade.

O Stratosphericus Bacillus é um micróbio normalmente encontrado na atmosfera e foi atraído para a Terra como um resultado de processos de reciclagem e isolamento atmosféricos pela equipe de pesquisadores.

Veja mais detalhes no ALT1040

Nenhum comentário: