terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Um peixe que muda de sexo conforme a situação

O peixe (Cirrhitichthys falco), também chamado de hawkfish, peixe-falcão, tem seu habitat nas águas em torno da ilha Kuchino-Erabu, sul do Japão.

Quando se trata de companheiros de seleção, o hawkfish mantém suas opções em aberto. Os moradores do recife vistosamente coloridos começam a vida como fêmeas, mas podem se transformar em machos após a maturação. Muitos animais marinhos fazem isso, mas esses peixes inconstantes têm um truque raro nas suas barbatanas: eles podem mudar de volta conforme a situação.

Tatsuru Kadota e colegas da Universidade de Hiroshima, em Higashi-Hiroshima, no Japão, observaram a mudança de sexo reverso em hawkfish selvagens pela primeira vez nos recifes subtropical em torno Kuchino-Erabu, ilha no sul do Japão.

Os Hawkfish vivem em haréns, com acoplamento macho dominante com várias fêmeas.

Kadota e sua equipe estudaram 29 espécies de hawkfish e descobriram que quando se trata de mudança de sexo o que importa é o tamanho do harém.

Quando o número de fêmeas excede o que o macho dominante pode dar conta, uma das fêmeas de maior tamanho transforma-se em macho e passa a dominar metade do harém. Por outro lado se esse novo macho perder fêmeas para outro harém, ele reverte o sexo e volta a ser fêmea, pois a espécie não desperdiça energia em possíveis batalhas para continuar dominantes.

Mais detalhes no NewScientist.